terça-feira, 17 de março de 2009

A Poluição Sonora : Causas e Efeitos

A primeira atitude humana ao nascer é a emissão de som. O som é um fenômeno físico ondulatório que se propaga em sólidos, líquidos, gases e plasma, transportando energia e quantidade de movimento. A velocidade do som no ar, em condições CNTP é de 344 m/s.
Os sons audíveis, percebidos pelo ouvido humano, estão na faixa de frequência de 20Hz a 20000 Hz. Percebemos o som pelo sentido da audição e utilizamos o som para a comunicação através da fala. Os morcegos, baleias e golfinhos, utilizam o som para voar e nadar entre obstáculos.
A poluição sonora surge como ruído, que é o som indesejado ou desagradável, é uma forma grave de agressão ao ser humano e ao meio ambiente, sendo perigosa visto ser silenciosa e cumulativa, diferentemente dos outros tipos de poluição.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como limite de tolerância ao ruído, o valor de 65 dB ( decibéis). Acima desse valor o organismo sofre estresse, e acima de 85 dB há comprometimento auditivo. A poluição sonora gera problemas cardíacos quando o indivíduo está submetido a ruído intenso e contínuo. É o terceiro maior tipo de poluição ambiental.
Há muitas fontes de ruído : veículos; tráfego aéreo; maquinário em geral; eletrodomésticos; construções; som muito alto em clubes, casas noturnas e bares; alarmes em sistemas de segurança. O cidadão está exposto à poluição sonora no seu ambiente doméstico, no seu ambiente de trabalho e no seu transitar pelo passeio público e até em seus momentos de lazer.
A poluição sonora provoca fadiga e reduz a eficiência no trabalho, é um dos agentes mais nocivos à audição, e a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é uma doença que afeta milhares de trabalhadores.
As pesquisas mostram que a poluição sonora no ecossistema urbano é inevitável, requerendo para sua sustentabilidade a contenção de excessos, mediante a participação ativa do cidadão, da comunidade e da sociedade em geral. Uma gestão ambiental indica que os níveis de ruído podem ser minimizados através de ações preventivas, que compreendem campanhas de conscientização do cidadão e da sociedade em geral.
A conscientização de crianças e jovens, nas escolas, sobre o barulho excessivo, bem como a sua educação sensorial a esse respeito, são necessidades cujo atendimento não pode mais ser postergado, haja vista a Resolução nº002 do CONAMA, onde se estabelece
introduzir o tema "poluição sonora" nos cursos secundários da rede oficial e privada de ensino, através de um Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora - SILÊNCIO -
Wislanildo Franco – wofranco@yahoo.com.br - wislanildo.franco@gmail.com

11 comentários:

  1. não me apeteceu ler nada mto grande o texto

    ResponderExcluir
  2. E isto tem um erro eu não publiquei a minha mensagem as 14:59, publiquei as 21:59. EU tou em PORTUGAL OKKKK

    ResponderExcluir
  3. E até a poucos comentários(os únicos são meus) mas o tmpo de eu escrever isto era o tempo de eu ler tudo, mas isto e mais interessante

    ResponderExcluir
  4. so uma coisa você publicou isto ´´a quase sete anos e so tem comentários meus

    ResponderExcluir
  5. para um só comentário.....



    E-.......



    passado sete anos e que tem. isso e very bad very very badzinho xau caedhcdjewnsdcuoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,voce é muito ruim para com as pessoas.´Até fiquei com raiva de ter um nome igual ao seu my god. Você ofende as pessoas não fala assim não
      (ps - sou a mesma pessoa)
      hihihihihihihihihihihi

      Excluir
  6. Você vai ter muito trabalho para exluir minhas mesndncidjisjnxijdk
    sory minhas MENSAGENS
    ESCRITAS COM um PortUGuES Bem DizIdo E BEM eSCriTO
    HHahaHAhAHAHhahHahahahHhaahahahHAHAHAHhHAHhahhahhahHAHAHAHAHihihiiaiIHIHIHIiihihihihihiiHIHIHIihihih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi carla to comentando isso aq pra tu não ficar sozinha nessa kkk

      Excluir